Site Overlay

5 alimentos para usar na limpeza da cozinha

Manter a cozinha limpa e em ordem é uma tarefa diária, mas nem sempre tão simples. Existem muitas dicas e técnicas que as pessoas desconhecer para fazer essa limpeza, como por exemplo o uso de alimentos. Sim, você pode aproveitar alguns alimentos para limpar a sua cozinha! Neste texto, juntamos 5 dos alimentos com melhores efeitos e versatilidade na higienização desse ambiente.

1 – Pão

O pão pode ser um bom aliado na hora da faxina. Você pode usar o miolo, por exemplo, para remover poeira e sujeiras em quadros na parede. Um das vantagens do pão é que ele agarra facilmente pequenos objetos. Usar o pão umedecido para recolher pequenos cacos de vidro no chão é uma ótima ideia. Os pães velhos também podem ser aproveitados na remoção de manchas e marcas nas paredes.

2 – Vinagre (branco)

O vinagre branco pode ser utilizado na eliminação de resíduos gordurosos acumulados no fogão, na cafeteira, nos azulejos, nas panelas etc. O ideal é fazer uma mistura de meio copo de vinagre com meio copo de água, e então aplicar nos utensílios. Não se recomenda o uso em revestimentos de cera ou verniz. O vinagre também é ótimo para se livrar de odores muito fortes. Assim também o café (alimento extra da lista).

3 – Azeite 

O azeite pode ter vários usos na limpeza da cozinha. Pode ser usado, por exemplo, como lustra-móveis, já que dá brilho a objetos de madeira. Ademais, o azeite pode ser usado para remover cola de adesivos e neutralizar odores, além de também servir para tirar marcas de água do aço inox. Para usar o azeite é bem simples: adicione um pouco de azeite num pano umidificado. 

4 – Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é de longe umas das soluções mais práticas para a faxina da sua cozinha. Esse composto químico é muito utilizado para remover manchas de bancadas e mesas, além de dar brilho a utensílios metálicos e ajudar no desentupimento de ralos. Também é muito usado como um lustra-objetos; para usar o bicarbonato com essa finalidade, acrescente um pouco de bicarbonato em um pano úmido. Para desentupir ralos, misture um quarto de xícara de bicarbonato com meia xícara de vinagre.

5 – Limão

Por fim, o último alimento de nossa lista é o limão. Também muito usado para limpeza e faxina, o suco de limão misturado com água quente é bastante eficaz na eliminação de germes dos utensílios da cozinha. Além disso, também é útil para branquear lençóis e toalhas de mesa, bastando imergir o tecido e deixá-lo de molho por 8 horas, numa solução com ¾ de água e ¼ suco de limão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *