Site Overlay

Cozinhe arroz integral em 10 minutinhos sem complicação, Veja Como!

Cozinhar um arroz integral de qualidade em menos de 20 minutos é algo de fato incomum. Em geral, esse tipo de arroz demanda um tempo maior para perder o gosto telúrico e o aspecto cru. Contudo, neste texto, encontramos uma forma efetiva de você fazer um arroz integral em apenas 10 minutos. Siga essas dicas e você nunca mais vai perder mais tempo do que o necessário no preparo de arroz integral.

A importância do arroz integral na dieta

O arroz integral, também chamado de “arroz marrom”, é um cereal integral com a casca externa não comestível removida. O arroz branco nada mais é do que o mesmo grão, sem a casca externa, o farelo e o gérmen. Ambos esses alimentos têm quantidades parecidas de calorias e carboidratos. O arroz branco, por seu turno, não tem a camada do farelo nem o gérmen, sendo que seu valor nutricional é diferente. O arroz integral, na dieta, é uma importante fonte de nutrientes como magnésio, fósforo, selênio, tiamina, niacina, vitamina B6 e manganês, além de ser um alimento rico em fibra.

Como a produção do arroz branco é algo mais intrincado, já que são removidas outras camadas além da casca do alimento, muitos nutrientes e compostos são perdidos no processo, a exemplo de fibras dietéticas e pequenas quantidades de ácidos graxos. Em comparação com o arroz branco, o arroz integral tem um tempo maior de cozimento, a não ser que seja quebrado, perfurando a camada do farelo sem removê-la.

 Dicas

E para que você possa acrescentar esse alimento na sua dieta da maneira correta, coligimos aqui algumas dicas de como fazer um arroz integral perfeito em nada mais nada menos do que 10 minutos. Ao optarmos pela maneira tradicional de cozinhar o arroz integral, este geralmente demanda um tempo alto submerso. Uma dica importante para reduzir esse tempo é deixar o arroz integral de molho antes de cozinhar, da forma como é feita com o feijão, obtendo assim um grão macio e úmido, livre de substâncias como os fitatos, que inibem a absorção de nutrientes. Então, procure deixar o arroz integral por cerca de 8 horas antes de cozinhar, jogando a água fora e lavando em seguida.

Outra dica essencial é você não refogar o arroz antes de cozinhá-lo, como se costuma fazer com arroz branco. Isso porque, ao se refogar o arroz integral, a casca externa do grão endure, o que dificulta o cozimento. Então, para adiantar o processo, refogue a cebola e/ou o alho e acrescente o arroz úmido na sequência, misturando com sal e água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *